quarta-feira, 6 de julho de 2016

Cinomose: uma doença que mata

Olá queridos aumigos, estamos de volta. Hoje eu e mamis conversaremos com vocês sobre algo muito importante: cinomose.

A Mamis me contou que essa época do ano, o inverno, é um período muito propicio para surgimento dessa doença. É altamente contagiosa, causada por um vírus da família Paramixoviridae, do gênero Morbilivírus

Sua transmissão acorre por contato direto através de gotículas do ar, alimentos ou objetos contaminados. O vírus é relativamente instável, podendo também ser inativados pelo detergente, solventes de lipídios, desinfetantes a base de amônia quaternária a 0,3 % em 10 minutos, formol a 0,5% em 4 horas e com fenol a 0,75% em 10 minutos.

A doença pode apresentar quatro fases:
1) Respiratória, com tosse seca, secreção ocular, muitas vezes provocadas por infecção secundária pela bactéria Bordetella bronchiseptica, secreção ocular, dificuldade respiratória e febre;
2) Gastrointestinal, com vômito, diarréia, eventualmente sanguinolenta, podendo ser conseqüência de infecções secundárias, anorexia e febre;
3) Nervosa, com alterações comportamentais, cegueira, convulsões, contração rítmica persistente, redução ou perda dos movimentos, pedalagem, andar em circulo e muitas vezes atrofia do masseter, músculo responsável pela mastigação. Essa fase é a mais complicada, frequentemente levado o animal a morte.
4) Cutânea, com dermatite marcada por pústulas abdominais, hiperqueratose de focinho e dos coxins plantares, as almofadinhas que temos nos pés ficam ásperas. Quando filhotes podem apresentar hipoplasia do esmalte dentário, ou seja, manchas marrons nos dentes, porque o esmalte não forma direito, além disso conjuntivite e lesão de retina. 



Se seu animalzinho estiver apresentando alguma dessas alterações, corra para o veterinário, para ele consultar, quanto mais cedo descobrir a doença maior a chance de cura.

Como sabemos o melhor remédio é a prevenção, sendo assim é muito importante levar seu amiguinho para vacinar. E quando falo de vacina, não estou me referindo somente a vacina contra a raiva, essa vacina que a prefeitura está sempre fazendo campanha, estou falando da vacina conhecida por óctupla (V-8) ou décupla (V-10). 

Para uma boa proteção, é necessário levar o cãozinho ao veterinário para realizar as vacinas, evite vacinas de casa de ração, pois sabemos que a proteção dela é bem menor. A primeira vacina começa aos 45 dias de vida do cachorrinho, ou seja, quando ainda é filhote, e são feitas 3 doses a cada 21 dias, e depois passa ser reforço anual - uma dose por ano. 

Gente, esse reforço anual é muito importante, pois é ele que continuará protegendo o seu animal, mesmo quando adulto. Fiquem atentos ao cartão de vacina do seu cão, se caso tenha esquecido da data do reforço, perdido o cartão ou não sabe onde guardou, procure o veterinário para ele te orientar. 

Protejam seu amiguinho.