Feliz Natal aumigos. Que seja um dia muito feliz, cheio de comemorações e de petiscos gostosos.
sábado, 24 de dezembro de 2016
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
Adeus cachorro velho, feliz ano novo?????
Com a chegada das férias escolares e as programações de festejar o Natal e o Ano Novo viajando faz com que cresça significativamente o índice de abandono dos animais de companhia. De acordo com a ONG Arca Brasil, em um estudo realizado em 2014, cresce em torno de 70% o abandono de animais à medida que chega o final do ano, isso em comparação aos meses anteriores.
Um pouco disso, é explicado pela objetificação dos animais: tratam os animais como um item, ou um objeto e são usados como presente nos dias das crianças, ou no aniversário, sem pensarem nas responsabilidades e necessidades que esse ser vivo exige.
A atual sociedade é baseada no consumismo, por isso rapidamente o que não serve mais é descartado, o novo ocupa lugar do velho, não existe apego a nada. Sendo assim, o animal passa a ser considerado um inconveniente com a chegada das férias, logo é necessário dispensá-lo.
Como já conversamos em posts anteriores, abandono de animais é crime, passível de multa, por isso é preciso e é possível planejar as férias, incluindo o seu animal de estimação nela.
Existem várias opções de hospedagem, cuidadores, entre outros que podem te ajudar nas férias. Seja deixar o animal em hotelzinho, pedir para um vizinho de confiança para tratar dele, ou ainda, contratar um serviço de petsitter, o qual o profissional desloca até a casa do animal ou o hospeda na casa dele mesmo.
Gente, opções, existem várias, mas para muitas pessoas a lei do menor esforço fala mais alto. Pensando em não gastar dinheiro, ou em não ter trabalho com o animal, opta pelo abandono, esquecendo que estamos lidando com um ser vivo, que sente frio, fome e dor.
Vamos aproveitar o clima natalitano, que deixa todo mundo mais afetivo e caridoso, e cuidar bem dos nossos animais de estimação?
Feliz Natal à todos!
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Câncer de Mama em cadela, o que é?
Olá pessoal, como estão indo? Todo mundo preparado para o final de ano? Estou super curioso para saber o que Mamis me comprou de presente de Natal...
Bom, mas vamos ao que interessa. Hoje não serei eu nem Mamis que vai conversar com vocês. Hoje temos uma convidada espicialissíma, ela se chama Stefane Valgas, é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestranda em Patologia pela Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
Ela foi convidada para conversar conosco sobre tumor de mama, afecção muito comum nas cadelas. Vamos lá...
"Assim como nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum nas cadelas. Representam em torno de 70% de todos os tumores da espécie.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, deixar a cadela cruzar ou ter variadas gestações não são formas de prevenir o aparecimento de tumores de mama. A melhor forma de prevenção é a castração precoce.
Mas, quando a castração pode ser considerada precoce???
A castração pode ser considerada precoce quando realizada antes do primeiro cio ou entre o primeiro e o segundo cio. Se realizada anteriormente ao primeiro cio, a incidência de tumores de mama na idade adulta cai para menos de 1%, caso seja feita entre o primeiro e o segundo cio, a proteção diminui, no entanto ainda existe. Após o terceiro cio a castração não apresenta mais efeito protetivo.
Mas minha cadela já é adulta e não foi castrada precocemente, o que posso fazer para evitar estes tumores???
Evitar o aparecimento destas lesões pode não ser mais possível, contudo o proprietário pode ajudar no diagnóstico precoce. A cadela deve ser deitada de barriga para cima, facilitando a palpação das mamas. Caso o proprietário encontre qualquer nódulo ou alteração, deve procurar o veterinário de confiança.
A cirurgia é o principal tratamento e deve ser o realizada o mais rápido possível, não deve-se esperar “para ver se cresce”. Quanto menor o nódulo menor será a cirurgia e mais fácil a recuperação da cadela. Além do mais, o câncer é doença de pacientes idosos, logo, a idade não é impedimento para a cirurgia, uma vez que este procedimento deve ser bem programado e acompanhado por um anestesista.
Em associação à cirurgia, deve ser feito o exame histopatológico, para que seja corretamente diagnosticado o tipo do tumor. Tal exame tem importância pois, dependendo do tipo histológico do tumor de mama será ou não recomendado complementação terapêutica.
Por fim, devemos sempre lembrar: o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura! Logo, nunca “espere o tumor crescer”!"
Muito obrigada à Stéfane , pela atenção, pelo carinho e por ter dedicado um pouquinho do seu tempo para atender o nosso pedido.
Espero que todos tenham aproveitado o mesmo tanto que eu. Foi muito esclarecedor. E fiquem atentos, breve outros super convidados passarão por aqui.
Lambeijos e até a próxima.
Assinar:
Comentários (Atom)


