terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Adeus cachorro velho, feliz ano novo?????



Com a chegada das férias escolares e as programações de festejar o Natal e o Ano Novo viajando faz com que cresça significativamente o índice de abandono dos animais de companhia. De acordo com a ONG Arca Brasil, em um estudo realizado em 2014, cresce em torno de 70% o abandono de animais à medida que chega o final do ano, isso em comparação aos meses anteriores.

Um pouco disso, é explicado pela objetificação dos animais: tratam os animais como um item, ou um objeto e são usados como presente nos dias das crianças, ou no aniversário, sem pensarem nas responsabilidades e necessidades que esse ser vivo exige.


A atual sociedade é baseada no consumismo, por isso rapidamente o que não serve mais é descartado, o novo ocupa lugar do velho, não existe apego a nada. Sendo assim, o animal passa a ser considerado um inconveniente com a chegada das férias, logo é necessário dispensá-lo. 

Como já conversamos em posts anteriores, abandono de animais é crime, passível de multa, por isso é preciso e é possível planejar as férias, incluindo o seu animal de estimação nela. 

Existem várias opções de hospedagem, cuidadores, entre outros que podem te ajudar nas férias.  Seja deixar o animal em hotelzinho, pedir para um vizinho de confiança para tratar dele, ou ainda, contratar um serviço de petsitter, o qual o profissional desloca até a casa do animal ou o hospeda na casa dele mesmo.

Gente, opções, existem várias, mas para muitas pessoas a lei do menor esforço fala mais alto. Pensando em não gastar dinheiro, ou em não ter trabalho com o animal, opta pelo abandono, esquecendo que estamos lidando com um ser vivo, que sente frio, fome e dor. 


Vamos aproveitar o clima natalitano, que deixa todo mundo mais afetivo e caridoso, e cuidar bem dos nossos animais de estimação?


Feliz Natal à todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário