Olá aumigos, como vão? Eu estou bem, um pouco chateado, porque mamis cortou meu barato e não me deu um pedacinho do chocolate que ela estava comendo. Segundo mamis, cães e gatos não podem comer chocolate, porque é toxico. No começo achei que ela estava inventando isso para não dividir comigo, mas depois ela me explicou direitinho o que acontece....
Então vamos lá. Em primeiro lugar precisamos saber que tóxico significa qualquer substancia exógena, ou seja que vem de fora, que em contato com o organismo pode ser prejudicial causando desequilíbrio. Bom, sabendo disso, devo dizer que o chocolate está classificado dentro dessas substancias toxicas para cães e gatos.
O chocolate é muito saboroso, e sua constituição se baseia em carboidratos, lipídeos, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas, que são teobromina e cafeína. A teobromina possui uma concentração três vezes maior que a cafeina, porem todas duas contribuem para o desequilíbrio orgânico do animal.
O teor de teobromina varia de acordo com a qualidade do chocolate, ou seja quanto mais escuro o chocolate maior teor de teobromina ele terá. sendo assim,o chocolate branco, que possui grande quantidade de matéria lipídica, não oferece tanto risco de intoxicação, mas isso não quer dizer que esteja liberado.
Os animais metabolizam a teobromina mais lentamente, por isso o risco de intoxicação. Essa substância é um componentes muito lipossolúvel, ou seja "dissolve" bem na gordura, sendo assim, é capaz de atravessar as barreiras placentárias e hematoencefálicas com facilidade, sendo absorvida em grande quantidade no estomago e intestino.
Ao ser absorvida e distribuída no organismo, ao chegar no sistema nervoso central pode causar excitação, constrição de alguns vasos sanguíneos, diurese, cianose, arritmias, ofegância e taquicardia. Além disso, sabe-se que a teobromina pode ficar até seis horas no organismo do cão, sendo eliminada via figado e não via rim.
De 6 a 12 horas após a ingestão de chocolate, o animal pode apresentar vomito, diarreia, desidratação, náuseas, hipertermia, e em casos mais graves, coma e morte. Na maioria dos casos, a intoxicação acontece em animais de pequeno porte, pois possui maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal. A quantidade toxica não precisa ser ingerida toda de uma vez, já que a teobromina pode ficar no organismo até seis dias. Por isso, doses repetidas em dias sucessivos, podem causar intoxicação.
Por causa do hábito de compartilhamento de alimentos entre tutores e animais a intoxicação alimentar tem-se tornado comum na clinica de pequenos animais. Atualmente já existe formulações no mercado de chocolates que não possuem teobromina em sua composição, que podem ser dados para cães. Ele são produzidos com extrato proteico vegetal, gordura vegetal, soro de leite e outras substancias que não são toxicas para os animais.
Por isso, se você é um tutor de um cãozinho ou gatinho, e quer dar algum tipo de petisco para eles, procure sempre aqueles que são desenvolvidos especificamente para eles, ou dê preferencia para as frutas, que são saborosas e nutritivas, Mas lembre-se, mesmo entre as frutas, existem aqueles que não devem ser dadas ou aquelas que devem ser dadas com moderação. Procure sempre a orientação do médico veterinário.
Mesmo não podendo comer chocolate, vou ali, atras da mamis para tentar ganhar um petisco. Até a próxima pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário