segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Chocolates: Uma gostosura travêssa



Olá aumigos, como vão? Eu estou bem, um pouco chateado, porque mamis cortou meu barato e não me deu um pedacinho do chocolate que ela estava comendo. Segundo mamis, cães e gatos não podem comer chocolate, porque é toxico. No começo achei que ela estava inventando isso para não dividir comigo, mas depois ela me explicou direitinho o que acontece....

Então vamos lá. Em primeiro lugar precisamos saber que tóxico significa qualquer substancia exógena, ou seja que vem de fora, que em contato com o organismo pode ser prejudicial causando desequilíbrio. Bom, sabendo disso, devo dizer que o chocolate está classificado dentro dessas substancias toxicas para cães e gatos. 

O chocolate é muito saboroso, e sua constituição se baseia em carboidratos, lipídeos, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas, que são teobromina e cafeína.  A teobromina possui uma concentração três vezes maior que a cafeina, porem todas duas contribuem para o desequilíbrio orgânico do animal. 

O teor de teobromina varia de acordo com a qualidade do chocolate, ou seja quanto mais escuro o chocolate maior teor de teobromina ele terá. sendo assim,o chocolate branco, que possui grande quantidade de matéria lipídica, não oferece tanto risco de intoxicação, mas isso não quer dizer que esteja liberado.

Os animais metabolizam a teobromina mais lentamente, por isso o risco de intoxicação. Essa substância é um componentes muito lipossolúvel, ou seja "dissolve" bem na gordura, sendo assim, é capaz de atravessar as barreiras placentárias e hematoencefálicas com facilidade, sendo absorvida em grande quantidade no estomago e intestino. 

Ao ser absorvida e distribuída no organismo, ao chegar no sistema nervoso central pode causar excitação, constrição de alguns vasos sanguíneos, diurese, cianose, arritmias, ofegância e taquicardia. Além disso, sabe-se que a teobromina pode ficar até seis horas no organismo do cão, sendo eliminada via figado e não via rim.

De 6 a 12 horas após a ingestão de chocolate, o animal pode apresentar vomito, diarreia, desidratação, náuseas, hipertermia, e em casos mais graves, coma e morte. Na maioria dos casos, a intoxicação acontece em animais de pequeno porte, pois possui maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal. A quantidade toxica não precisa ser ingerida toda de uma vez, já que a teobromina pode ficar no organismo até seis dias. Por isso, doses repetidas em dias sucessivos, podem causar intoxicação.

Por causa do hábito de compartilhamento de alimentos entre tutores e animais a intoxicação alimentar tem-se tornado comum na clinica de pequenos animais. Atualmente já existe formulações no mercado de chocolates que não possuem teobromina em sua composição, que podem ser dados para cães. Ele são produzidos com extrato proteico vegetal, gordura vegetal, soro de leite e outras substancias que não são toxicas para os animais.

Por isso, se você é um tutor de um cãozinho ou gatinho, e quer dar algum tipo de petisco para eles, procure sempre aqueles que são desenvolvidos especificamente para eles, ou dê preferencia para as frutas, que são saborosas e nutritivas, Mas lembre-se, mesmo entre as frutas, existem aqueles que não devem ser dadas ou aquelas que devem ser dadas com moderação. Procure sempre a orientação do médico veterinário. 

Mesmo não podendo comer chocolate, vou ali, atras da mamis para tentar ganhar um petisco. Até a próxima pessoal.

sábado, 24 de dezembro de 2016



Feliz Natal aumigos. Que seja um dia muito feliz, cheio de comemorações e de petiscos gostosos. 

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Adeus cachorro velho, feliz ano novo?????



Com a chegada das férias escolares e as programações de festejar o Natal e o Ano Novo viajando faz com que cresça significativamente o índice de abandono dos animais de companhia. De acordo com a ONG Arca Brasil, em um estudo realizado em 2014, cresce em torno de 70% o abandono de animais à medida que chega o final do ano, isso em comparação aos meses anteriores.

Um pouco disso, é explicado pela objetificação dos animais: tratam os animais como um item, ou um objeto e são usados como presente nos dias das crianças, ou no aniversário, sem pensarem nas responsabilidades e necessidades que esse ser vivo exige.


A atual sociedade é baseada no consumismo, por isso rapidamente o que não serve mais é descartado, o novo ocupa lugar do velho, não existe apego a nada. Sendo assim, o animal passa a ser considerado um inconveniente com a chegada das férias, logo é necessário dispensá-lo. 

Como já conversamos em posts anteriores, abandono de animais é crime, passível de multa, por isso é preciso e é possível planejar as férias, incluindo o seu animal de estimação nela. 

Existem várias opções de hospedagem, cuidadores, entre outros que podem te ajudar nas férias.  Seja deixar o animal em hotelzinho, pedir para um vizinho de confiança para tratar dele, ou ainda, contratar um serviço de petsitter, o qual o profissional desloca até a casa do animal ou o hospeda na casa dele mesmo.

Gente, opções, existem várias, mas para muitas pessoas a lei do menor esforço fala mais alto. Pensando em não gastar dinheiro, ou em não ter trabalho com o animal, opta pelo abandono, esquecendo que estamos lidando com um ser vivo, que sente frio, fome e dor. 


Vamos aproveitar o clima natalitano, que deixa todo mundo mais afetivo e caridoso, e cuidar bem dos nossos animais de estimação?


Feliz Natal à todos! 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Câncer de Mama em cadela, o que é?



Olá pessoal, como estão indo? Todo mundo preparado para o final de ano? Estou super curioso para saber o que Mamis me comprou de presente de Natal...

Bom, mas vamos ao que interessa. Hoje não serei eu nem Mamis que vai conversar com vocês. Hoje temos uma convidada espicialissíma, ela se chama Stefane Valgas, é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestranda em Patologia pela Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ela foi convidada para conversar conosco sobre tumor de mama, afecção muito comum nas cadelas. Vamos lá...


"Assim como nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum nas cadelas. Representam em torno de 70% de todos os tumores da espécie. 
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, deixar a cadela cruzar ou ter variadas gestações não são formas de prevenir o aparecimento de tumores de mama. A melhor forma de prevenção é a castração precoce.
Mas, quando a castração pode ser considerada precoce???
A castração pode ser considerada precoce quando realizada antes do primeiro cio ou entre o primeiro e o segundo cio. Se realizada anteriormente ao primeiro cio, a incidência de tumores de mama na idade adulta cai para menos de 1%, caso seja feita entre o primeiro e o segundo cio, a proteção diminui, no entanto ainda existe. Após o terceiro cio a castração não apresenta mais efeito protetivo.
Mas minha cadela já é adulta e não foi castrada precocemente,  o que posso fazer para evitar estes tumores???
Evitar o aparecimento destas lesões pode não ser mais possível, contudo o proprietário pode ajudar no diagnóstico precoce. A cadela deve ser deitada de barriga para cima, facilitando a palpação das mamas. Caso o proprietário encontre qualquer nódulo ou alteração, deve procurar o veterinário de confiança. 
A cirurgia é o principal tratamento e deve ser o realizada o mais rápido possível, não deve-se esperar “para ver se cresce”. Quanto menor o nódulo menor será a cirurgia e mais fácil a recuperação da cadela. Além do mais, o câncer é doença de pacientes idosos, logo, a idade não é impedimento para a cirurgia, uma vez que este procedimento deve ser bem programado e acompanhado por um anestesista.
Em associação à cirurgia, deve ser feito o exame histopatológico, para que seja corretamente diagnosticado o tipo do tumor. Tal exame tem importância pois, dependendo do tipo histológico do tumor de mama será ou não recomendado complementação terapêutica. 
Por fim, devemos sempre lembrar: o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura! Logo, nunca “espere o tumor crescer”!"

Muito obrigada à Stéfane , pela atenção, pelo carinho e por ter dedicado um pouquinho do seu tempo para atender o nosso pedido.

Espero que todos tenham aproveitado o mesmo tanto que eu. Foi muito esclarecedor. E fiquem atentos, breve outros super convidados passarão por aqui.

Lambeijos e até a próxima.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Leo, o gatinho arredio


Olá aumigos, como estão? 

Eu estou bem, levado como sempre. Hoje, estou passando aqui para pedir, mais uma vez, a ajuda de todos vocês. 

Esse gatinho é o Leo, ele foi encontrado no estacionamento do supermercado EPA, na região do Centro de Contagem. Porém, ele é um gato que já sofreu muito, sendo assim ele ficou muito medroso, e conseqüentemente bravo. O sofrimento das ruas, e a ausência de afeto diário, o tornou um gato arredio.

Gente, estamos em busca de uma adoção especial. Especial porque aquele que se interessar, precisará ter paciência e dedicação, para reconquistar o coraçãozinho e amansa-lo. Precisará mostrar para ele, que existem pessoas boas no mundo e que não precisa ser bravo. Sendo assim, se alguém tiver a disposição de faze-lo a acreditar nos humanos novamente, entre em contato com a Nutrivet Clínica Veterinária​ - 3043-8725; ou com o pessoal da Alvorada dos Cães - ALCA​ - 3911-7946; Horário Comercial. 

Esse gato é lindo, adulto, está castrado, porém perdeu a confiança na humanidade, por isso precisamos dar uma nova chance e mostrar a ele, que também merece ser feliz. Kátia Ribeiro​, Zèlia Protetora​, Elisa Torquetti​

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dor de ouvido, dói bastante.


Quem já teve dor de ouvido sabe, o quão incomoda ela pode ser. 

Otite é uma inflamação que acomete o conduto auditivo dos animais, podendo se manifestar apenas com conceira no ouvido, ou evoluir para dores mais intensas. Geralmente é mais comum em animais que apresentam orelhas grandes, peludas e pendulosas, porém vale lembrar que qualquer animal pode estar susceptível a essa enfermidade, independente da morfologia da orelha.

De maneira prática e didática podemos dividir o ouvido dos animais em: ouvido externo, médio e internos, que são interligados entre si. O ouvido externo consiste no pavilhão auricular, ou seja a orelha; além disso o canal auditivo, também conhecido como meato acústico, e o tímpano fazem parte desse segmento. 

O ouvido médio é a região onde se localizam os três ossículos, martelo, estribo e bigorna, e a Trompa de Eustáquio, canal de ligação do ouvido médio com a faringe.

Já o ouvido interno é a parte mais especializada de todo ouvido, com a presença dos canais semicirculares, a cóclea e o nervo acústico.

Sabendo disso, podemos concluir que conforme as diferentes partes do ouvido sejam acometida, a enfermidade recebe denominações diferentes, tais como otite externa, otite média ou otite interna, e consequentemente serão de maior ou menor gravidade.

As causas são várias, podendo ser bactéria, fungo, parasita, trauma, corpo estranho, umidade, etc; por isso é necessário sempre consultar um médico veterinário para o diagnostico da enfermidade, definição da causa e determinação do melhor tratamento.

Geralmente, animais acometidos irão apresentar balançar da cabeça, coceira nos ouvidos, feridas atrás das orelhas, cabeça pendida para um lado, alteração da quantidade, cor e cheiro do cerúmen, perda da audição, inchaço e vermelhidão no conduto auditivo, entre outros. 

O diagnóstico é feito através de exame físico, onde o auxilio de exames complementares irão melhorar o tratamento, o qual é bem simples, porém de extrema importância. Falta do tratamento ou a realização incorreta pode levar a sérios danos, como perda da audição, dores severas, obstrução do conduto auditivo, entre outros. 

A realização da limpeza frequente dos ouvidos dos animais, com produto próprio para o mesmo, é sempre a melhor prevenção, porém, caso perceba em seu cão um desses sinais já citados, o veterinário poderá te orientar e indicar a melhor técnica e o melhor tratamento. 

Bom, por hoje é isso pessoal. Só lembrando, cuide de seu animal como cuida de si mesmo.

Um grande abraço e até a próxima.




domingo, 6 de novembro de 2016

Lobinha, Brisa E Dodô


E vamos lá, a mais algumas histórias do nosso mundo animal. Hoje contar vou três histórias diferentes, mas que possuem o mesmo final.
Da esquerda para direita: Lobinha, Brisa e Dodô.

"Lobinha" é uma cadelinha de médio porte, SRD, de aproximadamente 1 ano e meio. Ela tinha um dono antes de ser encontrada, porém após parir quatro bebes ela foi abandonada no ecoponto do bairro Fonte Grande, em Contagem. O profissional responsável pela limpeza do local, informou que ela teria sido abandonada lá, com seus quatro filhotes, e que ele os alimentava da melhor foma que ele podia. "Lobinha" foi resgatada, castrada, vacinada, vermifugada e seus filhotes foram adotados. Os mesmos já possuem um ano, e estão muito felizes em seus novos lares. Porém "Lobinha" ficou, e espera por um bom lar. Já foi adotada uma vez, porém o adotante devolveu alegando que ela era uma cadela muito mansa. A dor da devolução não é brincadeira, porque, nós, animais nos dedicamos ao máximo para trazer carinho e alegria aos nossos tutores. Hoje "Lobinha" ainda aguarda uma nova chance, uma oportunidade de ter um lar e um bom tutor, e que esse seja para sempre.

"Brisa" é uma cadela de médio porte, SRD, de aproximadamente 2 anos. Ela foi resgatada das ruas do bairro Alvorada em Contagem, onde estava vagando sem rumo e solitária. Ela é um serzinho de pura alegria, animação contagiante, e recebe muito bem todos os animais novos que chegam. "Brisa" está há meses aguardando um adotante, nunca ninguém se interessou por ela, mesmo já estando castrada, vacinada e vermifugada. Hoje, "Brisa" vive em um lar temporário, a espera de conseguir um lar definitivo.

"Dodô" é um rapazinho SRD, de médio porte, de aproximadamente 4 anos. Ele vivia na CEASA de Contagem, e foi resgatado por um trabalhador de lá, com o objetivo de realizar a eutanásia no mesmo, porque ele estava com feridas em duas patas. Uma dessa feridas era bem grave, ao ponto que os ossos dos dedinhos da pata direita ficaram expostos. Não tendo muita opção, os veterinários que o atenderam, não acharam justo realizar a eutanásia em um animal com boas chances de vida e optaram por amputar esses ossos, e assim permitir que ele pudesse viver de forma saudável. "Dodô" está castrado, vacinado, vermifugado, feliz e super adaptado com sua deficiência. A ausência de uma parte do membro anterior direito não o impossibilita de nada, muito pelo contrario, ele realiza todas as atividades diárias normalmente e se comporta como um cachorro normal. Hoje "Dodô" aguarda uma oportunidade de ter um lar, ele espera por um tutor para que possam ser muito felizes juntos. 

Vejam bem, três histórias diferentes, porém com o mesmo final: a espera de uma adoção responsável, a espera de uma chance de serem felizes em um lugar que possam chamar de casa. Todos os animais estão em lar temporário, recebendo todos os cuidados do pessoal da Alvorada dos Cães - ALCA, enquanto aguardam pelos seus futuros tutores.

Vamos ajudar pessoal! Novamente peço a todos, que divulguem, compartilhem, adotem e conscientizem. Além deles, existem vários outros animais esperando uma oportunidade.

Para maiores informações, de como ajudar ou adotar entrem em contato no telefone (31) 3911-7946 ou (31) 3043-8725. HORÁRIO COMERCIAL.