segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Halloween
Gostosuras ou travessuras?
Agora eu quero gostosuras, porque já fiz todas as travessuras possíveis.
Sou o Harry Potter, já domino a magia de sumir com biscoitos, e plantas do jardim...
Feliz "Ralouim" para todos.
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
A história de "Dory"
"A grandeza de um país e seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata seus animais."
Mahatma Gandhi.
Hoje, dia 27/11/16, foi feito o resgate dessa mocinha, muito boazinha e medrosa. Gente, ela tinha um "dono", porém o mesmo a colocou para fora de casa. Ela estava deitadinha, no sol, na porta de sua ex-casa, aguardando uma oportunidade. Foi levada ao veterinário, onde foi examinada, tomou banho e já está sendo medicada, para combater a sarna demodécica.
Pessoal, sei que fiz posts anteriores sobre isso, mas já pararam para pensar no que sentimos ao sermos rejeitados e abandonados por aqueles que dedicamos todo nosso afeto e fazemos de tudo para agradar. A fome dói, a sede dói, as feridas pelo corpo também doem, mas o abandono dói muito mais.
Felizmente, boas pessoas entraram no caminho dessa mocinha, temporariamente conhecida como "Dory", que ganhará a chance de ter um novo lar e uma família de verdade, assim que estiver saudável.
Toda ajuda é muito bem vida, aqueles que puderem contribuir de alguma forma entre em contato com o pessoal da Alvorada dos Cães - ALCA. Ajude-nos, compartilhando, com medicações ou rações, dando lar temporário, ou até mesmo adotando. Quero lembrar que essa ajuda não é somente para a Dory, e sim para todos aqueles outros animais que aguardam nas ruas uma nova chance.
Vamos ajudar, castrando os animais, resgatando animais errantes, sendo voluntários em feiras de adoção, comprando ração ou medicamentos, ou mais simples ainda, conscientizando as pessoas.
Hoje, Dory foi feliz e teve uma chance, mas seriamos muitos mais felizes se nenhum animal precisasse passar por isso.
Muito feliz e com o coração cheio de gratidão: Elisa Torquetti, Juliana Masiero Veterinária, Kátia Ribeiro, Zèlia Protetora, Junior e todos os outros que colaboraram anonimamente.
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Cheiro de coisa boa no ar
Olá aumigos, como estão?
Passando aqui rapidinho só para avisar que vem coisa boa por aí!
Fiquem ligados, porque em breve teremos novidades...
Lambeijos!
E até a próxima.
terça-feira, 18 de outubro de 2016
Guarda Responsável: O que é isso?
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal
ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
(Albert Schwweitzer - Nobel da Paz - 1952)
Guarda responsável: que bicho é esse? Já ouviram falar sobre isso?
Guarda responsável é uma expressão usada para abranger os valores que os humanos precisam ter em relação aos animais. Muitos pessoas costumam usar, de maneira equivocada, o termo posse responsável, ao terem a ideia de que animal de companhia é um objeto, propriedade e etc. O pensamento de que um animal é um bem, possibilita a compra, venda, troca, abandono e devolução, ou seja descarte após o uso.
Entende-se por guarda responsável um conjunto de normas para direcionar a conduta do humano em relação ao animal de companhia, de forma que proporcione bem estar. Vamos deixar claro que ninguém é obrigado a ter um animal de companhia, porém a partir do momento em que se propõe ser um guardião, deve-se responsabilizar por zelar por sua vida. Sendo assim, é de fundamental importância que disponibilize os elementos necessários para que ele tenha uma vida digna, saudável e feliz.
Segundo o Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (BRASIL,
1998):
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em
animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem
recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
Sendo assim, pode-se concluir que o termo posse é usado para coisa, e quando se tratando de animais detêm-se a guarda, a qual possui algumas regras básicas. Entre essas regras, muitas delas baseadas na Declaração Universal dos Direitos dos Animais de 1978, estão: promover assistência veterinária; oferecer alimentação adequada e água fresca e limpa; não prende-los em correntes; não abandona-los em qualquer hipótese; mate-lo em boas condições de higiene; oferecer abrigo; dar disciplina, exercícios e afeto; entre outros.
Além disso, prefira adotar ao invés de comprar um animal, visto que existem milhares de animais abandonados nas ruas, ou até mesmo em lares e abrigos aguardado uma oportunidade. Não sou contrario a venda de animais, porém existem muitos criadores que mantem os animais de forma precária, visando apenas produção e lucro.
Conviver com um animal de estimação é um privilégio, é uma escolha, sendo assim, tenha sempre em mente que é um ser vivo, sentem dor, fome, frio e tristeza. Já pararam para pensar na dor que sentem ao ser abandonados ou devolvidos depois de dar tanto afeto?
Quando falo de animal de companhia, não estou falando de uma peça de roupa que tem 30 dias para trocar ou devolver, ou de um produto cujo prazo de validade está a expirar, estou falando de um ser vivo que recebeu o seu tutor de braço e coração aberto, e tentou a sua maneira demonstrar todo o carinho que sentia.
Portanto queridos amigos, não adotem ou comprem um animal apenas por impulso, consultem suas famílias, sua condição financeira e seu coração.
Abraços a todos, e até a próxima.
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Gato também gripa?
Olá amigos, passou muito tempo, não é mesmo? Mas não me esqueci de vocês...
O assunto de hoje, não é sobre cães, e sim sobre gatos. Como vocês sabem tenho três irmãos felinos, e a saúde deles também é muito importante, por isso é sempre bom nos informar melhor.
Não sei se vocês repararam, mas hoje em dia é cada vez mais frequente pessoas terem gatos como animal de estimação, porém a
maioria delas sabe pouco da vida deste adorável felino. Quando o Haru, o gato mais novo, chegou aqui em casa foi bem caótico. Eu não estava aqui ainda, mas mamis me contou como foi. Ela disse que o Haru transmitiu para os outros dois gatos da casa duas doenças: fungo (que falaremos outro dia) e complexo respiratório felino. Não foi de proposito que ele fez isso, mas sabemos que quando tiramos um animal da rua, precisamos ter um período de "quarentena" para evitar essas transmissões.
E vocês, já ouviram falar de Complexo Respiratório Viral Felino? Popularmente conhecido como "gripe dos gatos"? São doenças virais cujos sinais clínicos confundem-se e, então, considera-se Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF). São elas, Rinotraqueíte, que é causada pelo Herpervirus felino 1 (FHV-1) e a Calicivirose, causada pelo Calicivirus (FCV). Juntamente a elas podem ocorrer infecção secundária causada pela bactéria Chlamydophila felis. Apesar de inicialmente estar associada a doenças respiratórias, particularmente as relacionadas ao trato respiratório superior, a C. felis tem preferencia pelas células do epitélio da conjuntiva, causando conjuntivite aguda à crônica.
Bom, em boa parte dos casos, o felino será portador assintomático, ou seja não irá manifestar nenhum sinal clínico da doença. Geralmente, ele irá produzir sintomas quando ocorrer imunossupressão, ou seja baixa de imunidade. Uma vez que os animais adquirem os vírus se tornarão portadores da doença e isso significa que poderão manifestar sintomas da doença várias vezes durante a vida.
A transmissão ocorre principalmente através do espirro. Um gato doente que espirra elimina partículas virais pela sua secreção nasal sob a forma de aerossóis (microgotículas) que são inaladas por outro gato. Também ocorre transmissão por contato direto íntimo, mãe e filhotes, por exemplo, e por contato indireto através de objetos contaminados (vasilhas, camas, cobertas, etc) ou pelo tratador (mãos, jaleco, etc).
Se o gatinho apresentar febre, espirro, tosse, perda de apetite, coriza, prostração, congestão nasal, roquidão, salivação, alteração ocular ou na cavidade oral, ficar sem comer, procure um médico veterinário, ele irá te orientar e indicar o tratamento correto.
Foto de internet - acesso 28/09/16
Mas é sempre bom lembrar, a prevenção é o melhor remédio, leve o gatinho ao médico veterinário para tomar as vacinas necessárias. Temos dois tipos de vacina, a quadrupla felina e a quíntupla felina. A quadrupla é uma vacina contra Calicivirose, Rinotraqueíte e Panleucopenia e Clamidiose dos felinos, já a quíntupla, além dessas quatro doenças atua também contra Felv (leucemia felina). Essa vacinas são aplicadas pelo médico veterinário, quando o gatinho está com a idade apropriada, serão duas doses
com intervalo de 21 dias entre elas e depois somente uma dose todo ano.
Lembrem-se sempre, em se tratando de saúde animal, o veterinário é o profissional mais capacitado para nos ajudar.
quinta-feira, 8 de setembro de 2016
Quando chega visitas em casa...
Chegou visita em casa. Me colocaram no canil. Não gosto de ficar aqui, porque adoro receber as visitas e dar boas vindas.
quarta-feira, 6 de julho de 2016
Cinomose: uma doença que mata
Olá queridos aumigos, estamos de volta. Hoje eu e mamis conversaremos com vocês sobre algo muito importante: cinomose.
A Mamis me contou que essa época do ano, o inverno, é um período muito propicio para surgimento dessa doença. É altamente contagiosa, causada por um vírus da família Paramixoviridae, do gênero Morbilivírus.
Sua transmissão acorre por contato direto através de gotículas do ar, alimentos ou objetos contaminados. O vírus é relativamente instável, podendo também ser inativados pelo detergente, solventes de lipídios, desinfetantes a base de amônia quaternária a 0,3 % em 10 minutos, formol a 0,5% em 4 horas e com fenol a 0,75% em 10 minutos.
A doença pode apresentar quatro fases:
1) Respiratória, com tosse seca, secreção ocular, muitas vezes provocadas por infecção secundária pela bactéria Bordetella bronchiseptica, secreção ocular, dificuldade respiratória e febre;
2) Gastrointestinal, com vômito, diarréia, eventualmente sanguinolenta, podendo ser conseqüência de infecções secundárias, anorexia e febre;
3) Nervosa, com alterações comportamentais, cegueira, convulsões, contração rítmica persistente, redução ou perda dos movimentos, pedalagem, andar em circulo e muitas vezes atrofia do masseter, músculo responsável pela mastigação. Essa fase é a mais complicada, frequentemente levado o animal a morte.
4) Cutânea, com dermatite marcada por pústulas abdominais, hiperqueratose de focinho e dos coxins plantares, as almofadinhas que temos nos pés ficam ásperas. Quando filhotes podem apresentar hipoplasia do esmalte dentário, ou seja, manchas marrons nos dentes, porque o esmalte não forma direito, além disso conjuntivite e lesão de retina.
Se seu animalzinho estiver apresentando alguma dessas alterações, corra para o veterinário, para ele consultar, quanto mais cedo descobrir a doença maior a chance de cura.
Como sabemos o melhor remédio é a prevenção, sendo assim é muito importante levar seu amiguinho para vacinar. E quando falo de vacina, não estou me referindo somente a vacina contra a raiva, essa vacina que a prefeitura está sempre fazendo campanha, estou falando da vacina conhecida por óctupla (V-8) ou décupla (V-10).
Para uma boa proteção, é necessário levar o cãozinho ao veterinário para realizar as vacinas, evite vacinas de casa de ração, pois sabemos que a proteção dela é bem menor. A primeira vacina começa aos 45 dias de vida do cachorrinho, ou seja, quando ainda é filhote, e são feitas 3 doses a cada 21 dias, e depois passa ser reforço anual - uma dose por ano.
Gente, esse reforço anual é muito importante, pois é ele que continuará protegendo o seu animal, mesmo quando adulto. Fiquem atentos ao cartão de vacina do seu cão, se caso tenha esquecido da data do reforço, perdido o cartão ou não sabe onde guardou, procure o veterinário para ele te orientar.
Protejam seu amiguinho.
Assinar:
Postagens (Atom)






